atps
Relatório
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento em que esta atua.Nesse caso, investimento necessariamente não representa tão somente colocar mais dinheiro no caixa, mas também o fato de seus gestores atualizarem-se com informações relacionadas ao produto/serviço, mercado de atuação (clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, colaboradores, etc.), e tendências de comportamento da economia.
O crescimento de uma empresa pode ser percebido com ganho de forças e poder de competitividade. Esses são fatores que realmente vão proporcionar maior geração de lucro.
Com isso, a importância de investir no crescimento da empresa, quer com o seu próprio lucro, quer com capital dos sócios ou mesmo com recursos de terceiros, fundamenta-se no objetivo de que ela desenvolva mais forças competitivas, permaneça por mais tempo em atividade e conquiste maior participação das vendas totais no mercado onde atua.
Nesse contexto a análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos? O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista possível.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Payback descontado;