Hidrologia
1.1 Importância e aplicação da hidrologia
A hidrologia é a ciência que estuda a água sobre a superfície terrestre em seus aspectos: ocorrência, distribuição, movimentação, qualidade, poluição e descontaminação. A hidrologia não cobre os estudos sobre oceanos e os usos medicinais da água.
Numerosas aplicações dos conhecimentos em hidrologia têm sido aplicadas nas engenharias hidráulica, sanitária e agrícola. A avaliação dos recursos hídricos é uma necessidade para o bom desenvolvimento do abastecimento de água doméstico e industrial, manutenção da saúde humana, energia hidrelétrica, irrigação, proteção contra inundações e secas e preservação do meio ambiente. O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade dos recursos hídricos e do plano de gestão é saber a quantidade e a qualidade da água disponível.
Os campos de atuação da hidrologia são: gerenciamento de bacias, navegação, irrigação abastecimento, controle da poluição, piscicultura, drenagem, entre outros.
Pelo exposto acima, percebe-se facilmente a importância da hidrologia para atenuarmos os danos causados pela e a água.
1.2 Ciclo Hidrológico
É o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.
O conceito de ciclo hidrológico (Figura 1) está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada se caia (precipitação) e que, uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas,