Resumo Controle Estátistico do Processo CEP
Engenharia de Produção
Controle Metrológico de Produtos e Processos
Controle Estatístico do Processo (CEP)
Thamires Figueiredo – RA: 42.588346-41 – 5º semestre
Professor Denis Ferezim
Guarulhos
2014
Resumo sobre Controle Estatístico do Processo (CEP)
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos, que fornece informações que previnem e ajudam a detectar defeitos ou problemas nos processos, auxiliando no aumento da produtividade, dos resultados da empresa e evitando desperdícios.
Esta ferramenta possibilita padronizar o processo produtivo para que não ocorram desperdícios, por haver muitas variáveis em cada processo de fabricação dos produtos, utilizando esta ferramenta é possível controlar e evitar que os produtos se tornem “sucatas” por exemplo, ou que ocorram retrabalhos, com essa ferramenta também é possível identificar uma solução para esses problemas que ocorrem durante a fabricação e como devemos agir, o que possibilita a implementação de atitudes econômicas e eficazes. O objetivo do controle estatístico é fazer com que o processo produtivo seja realizado de forma eficaz, reduzindo custos, aumentando a qualidade, a produtividade e competitividade da empresa no mercado. Para uma melhor análise de dados é necessário conhecer bem o processo produtivo, o comportamento do processo, suas variáveis e problemas para tomar as ações necessárias. O controle estatístico tem como base inicial a coleta de dados através de outras ferramentas utilizadas pela qualidade, sendo elas:
Histogramas: É um modelo de gráfico de barras que apresenta de forma clara a distribuição de um grupo de dados, onde a altura ou o comprimento das barras correspondem ao número de vezes ou frequência que um determinado dado ocorreu. O histograma geralmente é utilizado para visualizar padrões de distribuição dos valores observados, pois eles mostram tanto o grau de dispersão quanto o