Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo
Gueibi Peres Souza, Manoel Domingos Filho, Robert W. Samohyl
Resumo
O objetivo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).
O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.
Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como:
• gráfico de controle para observações individuais;
• gráfico da amplitude móvel;
• gráfico da média móvel exponencialmente ponderada
• gráfico da soma cumulativa.
O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, acreditando na veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.
Possibilidade de Aplicação da Estatística na Administração
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações.
O objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis. E uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados,