Resumo contabilidade
Nome: Luiz Edmundo Montez de Lira
Matricula: 201101518901
Capitulo 1 1.1 Objetivos do capitulo
Neste tópico vemos como a palavra custos pode assumir diferentes conotações a depender do contexto que é empregada. Para um consumidor a palavra custa trata-se do preço em que foi comprado um produto, já para o produtor, a palavra custo engloba uma série de fatores que levará ao preço final do produto, como os custos contábeis, custo da matéria prima, custo com mão de obra, etc.
Sendo assim o fabricante terá que ver uma série de fatores que poderão implicar no preço final de seu produto e ainda obter o seu lucro.
Quando se fala de preço a empresa precisa encarar vários obstáculos para obter um bom lucro, através do marketing e da estratégia atingindo assim os melhores mercados.
1.2 Contabilidade versus gestão de custos
As informações contábeis, financeiras e de vendas podem ser empregadas como ferramentas ou subsídios de apoio ao processo de tomadas de decisão.
O papel da contabilidade é registrar as alterações ocorridas no patrimônio da entidade e a mesma pode exercer diferentes formas, como:
Contabilidade Financeira, que cuida das imposições legais e fiscais e é obrigatória para entidades legalmente estabelecidas e suas regras normativas muitas vezes comprometem as tomadas de decisões.
Contabilidade gerencial, que é voltada para a administração de empresas e diferente da financeira, não se condiciona a imposições legais e ajuda na tomada de decisões.
Contabilidade de custos serve para controlar e analisar os gastos no decorrer das operações efetuadas pela entidade.
Existem alguns princípios fundamentais da contabilidade aplicados em custos, como o principio da competência, onde a receita só é reconhecida quando a mesma é realizada. O principio da uniformidade zela para que o registro contábil não seja mudado com frequência e com isso os resultados contábeis não fiquem prejudicados. O principio da