Resumo conservação de comunidades
Campus Universitário do Tocantins - Cametá
Núcleo Universitário de Oeiras do Pará
Faculdade de Geografia
Curso de Licenciatura em Geografia
Dievan Martins da Silva
Resumo apresentado à Faculdade de Geografia para obtenção parcial de avaliação da disciplina Geografia Física, ministrada pelo Prof. MSc. Paulo Melo.
Oeiras do Pará
2015
Conservação de Comunidades
A conservação de comunidades é o melhor modo de não perder a nossa biota, em muitas regiões do mundo existem essas conservações de comunidade com a intenção de preservar lugares ainda não modificados pelo homem e também de ambientes onde o homem já modificou.
Em alguns casos as áreas de conservação são formadas para proteção de apenas uma espécie de animal ou planta ameaçada de extinção, mas como a proteção acontece em uma dada área todas as outras espécies começam a ter seu habitat conservado. Mesmo assim não é o suficiente para a não extinção segura de qualquer espécie, já que essas áreas protegidas são pequenas comparadas as que não são protegidas, e também há dúvidas sobre a preservação em longo prazo das espécies. Há menos conservação do mar comparado com o terrestre, e isso se torna alarmante, já que o nosso planeta é também muito rico e seu ecossistema marítimo deve preservado tanto quanto o terrestre.
As áreas de conservação são determinadas pela a distribuição da população, pelo valor da terra e pela a consciência dos cidadãos, o tamanho da reserva depende principalmente do grupo de espécies que está sendo considerado, bem como as circunstancias cientificas. Depois de todos os requisitos para a escolha da reserva de proteção ela tem que ser manejada para que a diversidade biológica seja mantida, pelo fato de algumas áreas já terem sido muito modificadas pelos homens, o cerrado é um caso onde o manejo deve existir, para que o cerrado não vire floresta por causa da proteção da reserva.
Os parques protegidos dos países