Turismo sustentavel
Elenira Gadelha Bezerra Mendes
Luciana Rufino de Souza
Severina Silvia Costa Araújo Cavalcante
RESUMO
O trabalho apresenta desafios e sugestões para o planejamento e gestão do ecoturismo. Assim, indica meios para examinar a demanda, o uso e o impacto dos espaços pelos visitantes a partir do estabelecimento de diretrizes. O objetivo é criar uma estratégia contemplando diretrizes para o ecoturismo para as áreas protegidas que desejem melhorar a administração dos turistas. Trata-se de uma pesquisa documental que contempla fontes de informação impressas e eletrônicas e, visita a sites especializados na área de conhecimento em questão. Conclui-se, portanto, que um bom gerenciamento e programas interpretativos consistentes podem implicar a promoção ou a limitação do turismo em determinada área.
Palavras-chave: Ecoturismo. Gestão. Diretrizes. Interpretação. Visitantes.
ABSTRACT
Atualizar o resumo em ingles de acordo com o resumo acima atualizado.
Key-words: Ecotourism. Management. Guidance. Interpretation and visitors.
1
1 INTRODUÇÃO
Define-se ecoturismo como viagem responsável e áreas naturais, com o fim de conservar o meio ambiente e promover o bem-estar da comunidade local. Esse tipo de viagem depende, inicialmente, da conservação dos recursos da área natural. No entanto, uma proposta diferenciada para utilização sensível e educada para com o meio permite que sejam organizadas experiências de viagens pela natureza que proporcionam vivências singulares aos turistas.
Tal proposta contribui para o aumento da consciência do público sobre proteção ambiental; provisão de recursos econômicos para comunidades locais; estímulo à compreensão das diferenças culturais; a diminuição dos efeitos adversos dos visitantes sobre o meio ambiente natural e cultural, dentre outros elementos.
Neste