Engenheiro
FP300
Software de Gestão Energética
Alunos:
Andre Lucas – A06145615
Hiago Ovidio – A06146059
Luana Quintão -
Sumário
Introdução 3
a) Contexto 3
b) Objetivos 4
Desenvolvimento 5
a) Enunciado do Problema 5
b) Resolução do Problema 6
Conclusão 9
Anexo I 10
Bibliografia 14
Introdução
a) Contexto
Hoje em dia a preocupação com a qualidade da energia tem aumentado muito, entende-se por qualidade de energia o grau no qual tanto a utilização quanto a distribuição de energia elétrica afetam o desempenho dos equipamentos elétricos. A qualidade da energia afeta diretamente no consumo dos eletrodomésticos e maquinas industriais, equipamentos consumindo uma boa energia elétrica tem maior eficiência em seu funcionamento e economizam consideráveis quantidades de energia, que é o mais importante.
Qualquer variação na rede elétrica que traga valores diferentes de tensão ou corrente elétrica é considerado como distúrbio na energia fornecida. Estes distúrbios causam uma serie problemas de mau-funcionamento dos equipamentos elétricos bem como estresse de maquinas por sobreaquecimento ou geração de interferências eletromagnéticas que podem afetar outros equipamentos, como equipamentos de comunicação sem fio por exemplo.
Em muitos países existem uma serie de normas que visam o melhor aproveitamento da energia elétrica fornecida pelas concessionárias, estabelecendo normas que regulamentam a quantidade de energia desperdiçada máxima permitida.
No Brasil
Em 26 de dezembro de 1996 foi fundada a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), regida pela Lei nº 9.427 no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
A ANEEL tem a missão de “proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade”, e ela negocia e regulamenta os valores de KiloWatts Hora (KWh) em todo o território nacional, estes valores que