psicomotricidade
O objetivo dessa terapia é em suma a própria atividade humana, onde compreende diversos fatores que são utilizados nas atividades funcionais, as quais podem ser específicas para melhorar a capacidade de trabalho do indivíduo e os seus hábitos e relações sociais. O terapeuta tem a capacidade de criar um vínculo muito forte com o seu paciente, o que pode melhorar significantemente o prognóstico do mesmo, e pode ser usado esse elo para ajudar o paciente nas atividades desenvolvidas na terapia.
A psicomotricidade como já dito é um estudo do homem com seu corpo em movimento paralelo à suas relações com o mundo de forma inerente ou externa. Dessa forma a psicomotricidade desenvolve um trabalho psicomotor no indivíduo que deve realizar trabalhos e atividades que estimulem o crescimento tátil e até mesmo a exploração intelectual e social. Visto dessa forma a pscicomotricidade é uma ferramenta ostensivamente utilizada dentro da terapia ocupacional, tendo como seu principal eixo sempre o estímulo ao desenvolvimento do indivíduo com o mundo ao seu redor, seja de forma social, psicológica ou motora.
- A terapia ocupacional como estudo do individuo utilizando seu corpo para interagir com o mundo
- A terapia ocupacional utiliza outras ciências como base para suas atividades
- A psicomotricidade tem afinidades de conhecimento com a terapia ocupacional, sedo assim a principal ferramenta utilizada pela mesma
- Ambas tem como objetivo principal o desenvolvimento do indivíduo com suas atividades de vida diárias
- A relação terapeuta-paciente pode influenciar muito no prognóstico do tratamento
Bibliografia: