Resumo: Conhecimentos pedagógicos para concursos públicos
LAGAR, Fabiana Margarita Gomes; SANTANA, Bárbara Beatriz de; DUTRA, Rosimeire. Conhecimentos pedagógicos para concursos públicos. Editora Gran Cursos, 2ª Ed. 2012.
O livro aborda teorias, concepções e reflexões de vários autores consagrados, essas concepções se encontram presentes na temática cobrada pelas bancas examinadoras de inúmeros concursos. O livro está dividido em três capítulos que se completam em seu enredo.
CAPÍTULO I
O estuda da relação educação e sociedade, a partir de uma perspectiva crítica e dialética permite a reflexão sobre a prática educativa. Essa prática além de ser um fenômeno social e universal, necessário à existência e funcionamento de toda sociedade aponta caminhos para a humanização e a transformação social.
A educação é parte integrante da dinâmica das relações sociais e das formas da organização social. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem elementos para a compreensão do tema apontando, apontando caminhos para uma transformação social.
Sócrates, Platão, Locke entre outros filósofos afirmam a fala de Gadotti (2006, pg 16) “a evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade”.
Segundo Freire, o objetivo da educação é conscientizar o aluno das classes desfavorecidas a entender sua situação de oprimido e agir em favor de sua própria liberação. Para ele, o papel do professor não é o de transmitir saber, mas sim de possibilitar a criação e a produção de conhecimentos.
Os educandos já vêm com sua bagagem cultural, e cabe ao educador conhecer o universo vocabular dos educandos. A pedagogia Proposta por Freire é fundamentada na dialética, no diálogo e na relação dialógica, onde a educação seria mediatizada pelo diálogo.
A metodologia de Freire é composta por momentos, no primeiro momento da investigação temática há a investigação do universo vocabular, no segundo momento da tematização é feita a seleção dos temas geradores buscando sempre o