Resumo: Compartiendo Palabras
TÍTULO: Compartiendo Palabras, El aprendizaje de las personas adultas através del diálogo
AUTOR: Ramón Flecha
REF. BIBLIOGRÁFICA: FLECHA,Ramón; ''Compartiendo palabras: El aprendizaje de las personas adultas através del diálogo'' Paidós; 1 ed.; Barcelona; 1997.
INDICADO PARA: Estudo sobre Tertúlia Literária Dialógica.
_______________________________________________________________________________
Resumo O livro Compartiendo Palabras tem o objetivo de apresentar a Tertúlia Literária Dialógica de modo a facilitar a compreensão dos leitores sobre o tema, enfatizando os fundamentos que possibilitam a eficácia dessa prática como recurso de aprendizagem dialógica. Primeiramente, o autor aponta a origem da tertúlia literária:
'' Estes diálogos têm lugar no centro de educação de pessoas adultas de La Verneda de Sant Martí, que gestiona a vinte anos em forma dialógica. Esta entidade foi fundada por movimentos populares de um bairro de trabalhadores em Barcelona. Conjuntamente com outros coletivos da região, promoveu e alcançou a transformação da paisagem urbana, cultural e comunitária tecendo diversas redes de solidariedade e bem estar.'' (Tradução livre; p.11)
A partir dessa informativa, o autor discorre sobre os sete princípios da aprendizagem dialógica, destacando em primeira instância a explicação teórica de cada um e, em seguida, como se dá a prática de cada na tertúlia literária. Resumidamente, são os princípios da aprendizagem dialógica e suas respectivas aplicações práticas na tertúlia:
1. Diálogo igualitário: só pode ser igualitário o diálogo que considera todas as diferentes abordagens pela validade dos argumentos, e não distingue ''preferência'' ou ''importância'' pela posição social de quem argumenta. Todos têm o mesmo direito de falar o que pensam e serem ouvidos com respeito. Ao mesmo passo, todos têm o dever de ouvir as opiniões respeitosamente e, em caso de discordância, argumentar até que cheguem a uma conclusão.