Resumo Comparativo: Batelada x Batelada Alimentada x Processo Contínuo
Aluna: Camila Bettine
Matrícula: 20102020080
Turma: A
Disciplina: Engenharia Bioquímica
Professor: Gustavo Molina
Diamantina
Maio / 2014
1. Definições
a. Batelada
Um processo em batelada é caracterizado por processos cíclicos de produção, ou seja, o processamento de material é cíclico com resultados repetitivos, como “receitas de bolo”, onde os reagentes são todos colocados dentro de um reator, as reações acontecem e o produto é então retirado para se reiniciar o mesmo processo e se obter os mesmos produtos.
b. Batelada Alimentada
Os processos em batelada alimentada são caracterizados por as culturas serem alimentadas continuamente com meio, sem que o caldo seja retirado do reator, como acontecem nos processos em batelada. E desta forma o volume da cultura só aumento com o passar do tempo diferentemente da batelada.
c. Batelada Contínua
Os processos contínuos são caracterizados, diferentemente dos processos em batelada, pela não interrupção dos processos ou pelas interrupções mínimas. Neste tipo de processo os reagentes são adicionados a medida que as reações acontecem, sem a necessidade de se parar a produção para adicionar os materiais.
2. Resumo Comparativo
Partindo das definições descritas no item 1 pode-se perceber que um processo em batelada contínua tem alta velocidade de produção, exige pouca mão de obra, tem capacidade bem determinada além de uma rotina para todos os produtos no entanto apresenta baixa flexibilidade. O produto é pouco complexo e tem baixo valor agregado. O número de etapas é pequeno, mas o número de produtos é limitado e as pequenas interrupções causam grandes impactos.
Quando comparamos os processos em batelada com os processos contínuos vê-se que o tempo de espera é muito maior, exige mais mão de obra, sua capacidade não é bem determinada devido as diferentes configurações e rotinas complexas. Os