Resumo Cintiladores
De acordo com o artigo anterior e pesquisas relacionadas, é possível concluir que os cintiladores são materiais que emitem luz quando excitados por radiação ionizante proveniente de raios x ou raios gama por exemplo,convertendo-a em uma luminescência proporcional à energia absorvida. Esta luz emitida pode passar posteriormente por fotomultiplicadores, que são sensores de luz capazes de gerar corrente elétrica, mesmo através de pequenas incidências luminosas. O sinal resultante que é emitido apresenta um grau de radiação possível de ser utilizado em diversos equipamentos.
No referido artigo foi utilizada como fonte os raios X de um catodo de cobre coletados através de uma fibra óptica conectada a um espectrômetro (instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz em uma determinada faixa do espectro eletromagnético).O sinal obtido foi captado por uma câmara de intervalos longos e curtos e dessa forma obteve-se a luminescência desejada,verificando-se a eficiência do experimento. Os cintiladores passaram pela sua primeira fase com o seu descobrimento e entendimento, na sua segunda fase foram descobertos novos materiais com a propriedade cintilante e hoje estão em sua terceira fase com a utilização em diversos setores e com a busca por novos materiais cada vez mais eficientes.
O uso dos cintiladores é de extrema importância no que tange a medicina, para a utilização em tomografias, nas melhorias em exames de raio X e em outros equipamentos com o intuito de obter imagens cada vez mais nítidas.Estes materiais são utilizados também na segurança de aeroportos e fronteiras para identificação de corpos estranhos,bem como são utilizados na detectação de radiações ionizantes vindas de usinas nucleares.
É importante ressaltar que as pesquisas em torno dos cintiladores são muito relevantes principalmente para a proteção de pessoas que lidam com equipamentos que emitem radiação ionizante,uma vez que esta não é visível e que em grandes quantidades pode