Honra aos Pais
“Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6.2-3)
“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” (Cl 3.20)
1. Como Deus vê esta questão?
Deus leva muito a sério esta questão de honrar pai e mãe. Ele escreveu pessoalmente este mandamento nas tábuas da lei. Não escreveu muitos outros. (por exemplo, para maridos, esposas ou pais). Em Dt 21.18-21 Deus mandava que os filhos rebeldes e desobedientes fossem apedrejados até a morte.
Por que Deus trata esta questão com tanto rigor? Porque é a própria autoridade de Deus que está em jogo. Deus colocou a Sua autoridade nos pais. Quando um filho desobedece aos pais, está desobedecendo ao próprio Deus.
Quando um filho desonra aos pais, está desonrando a Deus. Deus toma a ofensa para si.
Um dos grandes sinais da degradação do homem no fim dos tempos é que serão cada vez mais desobedientes aos pais e subseqüentemente não se submetem a ninguém. Quadro desobediência na escola (slide 1,2,3)
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,” (2 Tm 3.1-4)
“Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintões da águia serão comidos.” (Pv 30.17)
Os pais também cometem erros. Mas quão pequenos são os seus erros quando nos lembramos do seu amor, serviço e sacrifício. Quantas noites perdidas tomando conta do seu bebê? Quantas dores nas costas? Quanto sacrifício para dar-lhe de comer e vestir.
Muitas vezes, diante do mau comportamento de um filho, a mãe pensa: "Eu não