Resumo ciencia e pesquisa - unid 1
Seção 1 - O conhecimento
Significado Etimológico
A palavra conhecimento tem sua origem no latim cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois polos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer.
Objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito.
O que é conhecimento?
É o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo. (ARANHA; MARTINS, 1999, p.48).
Maneiras de o sujeito se apropriar do conhecimento
1ª) Apropriação direta : consiste na apropriação direta da realidade sem a mediação de outra pessoa ou de algum outro meio. Nesse caso, o sujeito opera “com” e “sobre” a realidade.
2ª) Apropriação indireta : na qual a compreensão se dá por intermédio de um conhecimento já produzido por outra pessoa ou através de símbolos orais, gráficos, mímicos, pictóricos etc.
Tipos de conhecimento
“Um único objeto pode ser entendido à luz de diversos ângulos e aspectos.”
- Conhecimento do senso comum
- Conhecimento filosófico
- Conhecimento religioso
- Conhecimento artístico
- Conhecimento científico
Seção 2 - O conhecimento popular ou do senso comum ou popular
→ O conhecimento popular ou do senso comum é “[...] aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico, mas provém do ‘viver e aprender’, da experiência de vida” (RAUEN, 1999, p. 8). Por isso, por meio desse tipo de conhecimento, não conseguimos explicar adequadamente um fenômeno, não se constituindo em uma teoria.
→ Consiste na ação pela ação, sem ideias comprovadas que não permitem o estudo ou a investigação sobre um determinado fenômeno. Então, o seu conteúdo se forma a partir da