Conceito de política
A política nasce com o cidadão e a cidadania, é duplamente humana pelo caráter intrinsecamente social da vida, por ser o homem um animal social.
E tal sociabilidade esquadrinha o jogo da intersubjetividade; posto que o homem como animal social que é, dotado de individualidade.
As formas de ação são produzidas pelo homem para interagir com a natureza e com o outro ser. Portanto, a política é pois, grande e bela invenção humana, e forçosamente concluímos que não há humanidade sem política.
A política alude à significação humana onde se encontra a realidade intersubjetiva, reside no poder o que nos remete a uma grande complexidade e imponderabilidade.
A palavra “política” tem origem grega e mais especificamente polis que significa cidade. Não na acepção apenas física ou geográfica, mas incluindo o espaço público, espaço de encontro com a vida dos indivíduos.
O núcleo de significação da política principalmente na Antiguidade Clássica é onde se encontra o atestado de nascimento ou identidade política, traduzindo a arte política.
A política pertence ao saber universal, à ordem da perenidade do ser, e é próprio da filosofia.“A Política”, é uma das formas de poder, ao lado do poder paterno, o despótico e o político.
Aponta que o poder paterno é exercido no interesse do filho, o poder despótico no interesse do senhor e, o poder político no interesse de quem governa ou de quem é governado.
E pode ainda se dividir em monarquia (poder de um só), oligarquia (poder de poucos) e democracia (poder da maioria).
Pois é justamente na medida em que o poder político se distingue do instrumento de qual se serve para atingir seus próprios fins, a força física, correspondente ao poder a qual se recorre para resolver os conflitos cuja não solução fulminaria o Estado e a ordem