o conceito de politica
Silas Bruno Ferreira dos Santos
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA POLÍTICA
A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis. Polis é a cidade, entendida como comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade.
Ta politika são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos.
Civitas é a tradução latina de polis, portanto, a cidade como ente público e coletivo. Res publica é a tradução latina para ta politika, significando, portanto, os negócios públicos dirigidos pelo populus romanus.
Entre as explicações sobre a origem da vida política, três foram as principais:
1. As inspiradas no mito das Idades do Homem ou da Idade de Ouro.
2. As inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo, O trabalho e os dias.
3. As teorias que afirmam que a política decorre da Natureza e que a cidade existe por Natureza.
Para os gregos a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.
Para os sofistas, a polis nasce por convenção entre seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que o isolamento.
Convencionam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quando às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso.
Para Platão, os seres humanos e a polis possuem a mesma estrutura. Os humanos são dotados de três almas ou três princípios de atividade: a alma concupiscente; a alma irascível; e a alma racional.
Também a polis possui uma estrutura tripartite, formada por três classes sociais: a classe econômica; a classe militar; e a classe dos magistrados.
Por seu turno, Aristóteles terá uma teoria política diversa da dos sofistas e de Platão. Para determinar o que é justiça, diz ele, precisamos distinguir dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis.
A justiça distributiva consiste em dar