PROJETO DE INTERVENÇÃO
A atividade física é, desde os períodos mais remotos, presente na vida dos seres humanos. De acordo com Ramos, 1982, já havia na Idade da Pedra a execução de atividade física, embora de forma aleatória e sem preparação, nas longas caminhadas em busca por abrigo, nos arremessos de pedras em alvos (animais), no nado, corridas em caça ou fugindo, entre outras atividades, pois eram questão de sobrevivência.
O autor cita ainda que de acordo com a evolução da espécie humana e o surgimento da tecnologia, a atividade física foi tomando outros significados e interesses. Objetos que “facilitam” a vida diminuem drasticamente os motivos para tal prática, e como conseqüência percebe-se inúmeros problemas de saúde física e mental.
JUSTIFICATIVA
Atualmente, os seres humanos têm se deixado influenciar pela velocidade dos avanços tecnológicos e/ou pela necessidade de trabalhar em jornadas imensas, e de acordo com TUNNER,2013, dentro de pouco tempo, haverão mais aparelhos tecnológicos do que seres humanos. Isso influencia diretamente na formação de uma sociedade sedentária, comprometendo assim a qualidade de vida.
Diante desta realidade, houve o interesse na elaboração deste projeto de intervenção a ser aplicado na Unidade Escolar Profª Adamir Leal, tendo em vista que o público da referida instituição no período noturno é composto por adultos, na faixa etária entre 16 e 60 anos, que são trabalhadores e estudantes, e merecem, portanto um estudo que os oriente sobre o tema em questão.
O presente projeto se faz necessário ainda, pela exigência da disciplina Estágio I, para fins de aprovação.
OBJETIVOS
GERAL
Aplicar o projeto denominado atividade física e qualidade de vida na Unidade Escolar Profª Adamir Leal como parte da disciplina Estágio II
ESPECÍFICOS
Realizar palestras sobre o tema atividade física e qualidade de