Resumo Cidadania
Com base na leitura do texto e no vídeo, podemos perceber as absurdas desigualdades sociais. Dizem que perante a lei somos todos iguais, mas não é assim que as coisas acontecem. A desigualdade está em toda parte e foge do que é conceito de cidadania, que é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, onde os direitos e deveres estão interligados, e o cumprimento de ambos contribui para uma sociedade mais equilibrada.
Os direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei. É o direito de ir e vir e de liberdade de expressão e pensamento.
Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo. É o direito de eleger e de ser eleito.
Os direitos sociais são mais passíveis de interpretação. Eles incluem o direito à educação, à saúde e a um salário justo.
A essência dos direitos iguais e da liberdade, os chamados direitos civis, na verdade nunca foram cumpridos. Se nossos direitos civis fossem levados a sério, todos teríamos a liberdade de nos expressar.
O que acontece é que os direitos e deveres que envolvem a cidadania nunca tiveram real impacto na sociedade. Monarquias, militares e tantos outros sempre tiverem regalias, e regalias não são direitos iguais.
A desigualdade social não foi uma invenção do capitalismo moderno, ela sempre existiu, sendo que o povo brasileiro precisa defender seus direitos e lutar por uma realidade em que os direitos sejam vistos.