resumo cidadania
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Filosofia e Cidadania
Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
Produto: Síntese de Reflexões – I Unidade
O século XXI é e será cada vez mais uma era marcada pelo conhecimento. É preciso que sejam atingidas e ultrapassadas todas as fronteiras entre o que conhecemos e o que ainda não se conhece. É um desafio individual e coletivo para que se possa ajustar o mundo à condição humana plena. Todo o conhecimento se dará numa relação intensa entre o ser humano e o seu mundo. Todos precisam herdar um mundo melhor para se viver e, sobretudo, um mundo onde caibam todos. Assim, a condição humana terá que se constituir na utopia de uma realidade equitativa, justa e solidária, o que equivale a dizer que precisamos construir um novo homem e uma nova sociedade.
A humanização decorre da hominização, a condição básica para ser “humano”, tem como ponto de partida o momento que se passa do instinto para o pensamento, da não reflexão para a reflexão e consciência de suas ações. O ser humano se diferencia dos outros animais transformando a natureza por meio do seu trabalho, este ato permite que o ser humano aja racionalmente e, neste fazer de si da origem ao processo de hominização. À medida que adquirimos valores humanos como a educação, assumimos essa condição de humanidade, por sermos capazes de transformar o mundo e fazer parte dele.
Vivemos em um mundo com infinitas possibilidades e aspectos imensamente positivos, ao lado de contradições e ambiguidades assustadoras e que coloca em risco a própria condição de vida de planeta e de tudo que nele habita. Porém, esse é o nosso mundo, nem melhor e nem pior. Encará-lo de forma realista, positiva e enfrentadora é a postura que expressa o exercício da cidadania. A recuperação da dignidade da condição humana de todos os habitantes do planeta se coloca como o desafio ético fundamental. Ninguém é mais do que ninguém pelo simples fato