Resumo Cartografia
Segundo Anderson (2002) define-o como sendo uma linha traçada no mapa que representa outra linha imaginária na superfície da terra situada a uma elevação contente acima ou mais baixo de um plano de referência determinado. O plano de referencia ou o ponto zero a parir do qual mede-se são elevações e portanto, as curvas de nível e geralmente o nível método mar que o ponto equidistante entre as mares oceânicas mas alas e mais baixas.
Cartografia é a ciência de representação e investigação de disposição espacial de combinação e interligação de fenómeno de natureza e da sociedade por meio de modelos de sinais que reflectem diferentes partes de realidade em forma generalizada e evidente.
Outras definições sendo cartografia são conjunto de estudo e operações científica e artística e técnicas que a partir de resultados directos ou da análise da documentação intervém na elaboração de cartas ou mapas.
Processo de orientação
Orientação significa procurar o oriente de maneira quando encontramos um dos pontos cardeais estão encontrados todos os outros.
Designa por orientação os processos de determinar a direcção de qualquer um dos pontos cardeais
Assim temos o Nordeste, o Noroeste, Sudeste, e o Sudoeste.
NOR-NOROESTE, entre o Norte e o Nordeste
És-nordeste, entre o leste e o Nordeste
Su-sudeste entre o Este e o sudeste
Su-sueste entre soul Eu sueste
Oés-noroeste. Entre o norte e o noroeste.
Processo de Orientação
Existem vários processos de orientação
Pela Bússola
Pelo Sol
Pelo relógio
Pela igreja
Pelas estrelas
Orientação pelo sol
Se voltarmos para o sol ao meio dia fica a nossa frente o sul e a retaguarda a norte a esquerda o oriente e a direita o Ocidente.
Orientação pelo relógio
Coloca o relógio a qualquer hora do dia de tal modo que o poente das horas indique a posição do sol e raça a bissectriz do ângulo do ponteiro e a linha que indica 12 horas, Com o ponto que indica o meio-dia terá a direcção Sul em qualquer hemisfério.
Orientação pelo cruzeiro do