Resumo- a historia da cartografia
Tendo a cartografia se originado na Grécia antiga, os gregos foram os responsáveis pelo grande patrimônio geográfico, cartográfico e histórico da antiguidade. Através de investigações arqueológicas se tornou possível conhecer um pouco dos séculos passados. Diversos mapas representando habitações, rios e cidades importantes foram encontrados. Cartógrafos passaram a serem denominados cosmógrafos, já que o universo passou a ser estudado e os mapas produzidos passariam a ter um mapa celeste, dos céus. Contudo, a palavra cartografia só foi inventada e utilizada pela primeira vez no século XIX.
No que diz respeito à representação da parte cosmológica, grandes nomes no cenário grego da astronomia, geografia e matemática como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Aristóteles, Hecateu, Pitágoras e Parmênides; tinham diferentes teorias sobre o formato, posição e divisão da Terra e das estrelas. Esses cientistas procuravam explicar o funcionamento do mundo sem ligação com o divino.
Nos períodos que se sucederam aos arredores gregos, marcos importantes da história foram registrados, como a biblioteca de Alexandria, lugar onde reuniu o maior acervo de obras da antiguidade. A geografia de Cláudio Ptolomeu, também um marco, foi uma síntese cartográfica com 27 tabulae (mapas), dentre eles um mapa-múndi. Com o tempo, ela foi sendo editada e acrescida. Sendo considerada uma “bíblia” cartográfica para os navegadores e descobridores renascentistas.
Durante a idade média houve batalhas, invasões, dissoluções de relações e reconquistas que ocorreram enquanto Roma era um Império, e posteriormente a sua queda. Enquanto o