Cartografia
¹ Docente do Curso de Ciências Biológicas - Escola da Saúde - Universidade Potiguar
² Discente do Curso de Ciências Biológicas - Escola da Saúde - Universidade Potiguar.
Resumo
A Cartografia provavelmente é a mais antiga forma de representação do pensamento geográfico. Tal afirmação possui amparo na História da cartografia. A confecção de mapas precede à escrita. Isto pode ser comprovado por muitos exploradores e pesquisadores dos vários povos primitivos que, embora eles não houvessem alcançado a fase escrita, desenvolveram a habilidade para traçar mapas. Antes da invenção da escrita os homens já faziam mapas para representar os lugares onde viviam e por onde passavam. Com o aparecimento das primeiras civilizações, na Mesopotâmia, na Grécia, no Egito e na China e a expansão de seus territórios, os mapas passaram a ter ainda maior importância. Era necessário conhecer os limites das áreas dominadas e as possibilidades de ampliação de suas fronteiras.
1-Apresentação
A cartografia provavelmente seja a mais antiga representação do pensamento geográfico. Desde a pré-história o homem busca maneiras de representar à natureza através de uma escrita, no caso da cartografia a escrita através do desenho de mapas. Os primeiros mapas eram feitos em madeira, esculpidos ou pintados. Estes mapas eram de grande utilidade principalmente para a demarcação de territórios de caça e pesca. A cartografia teve um momento de maior crescimento e aprimoramentos nas suas técnicas de representação das áreas na antiguidade a partir da do expansionismo territorial, principalmente da Alemanha e da França.
A partir das grandes descobertas do século XVI o homem teve um maior conhecimento das dimensões do planeta e assim a cartografia teve condições de ser um conhecimento mais abrangente no que se diz respeito ao tamanho da área representada em seus mapas.