Libras Maria
Nome Completo: Maria Marques de Oliveira RA:5634119585
E-mail: Data:05/06/2013
Curso: pedagogia Série:3
Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida
LIBRAS
Participei da palestra de libras ministrada pelo professor Vinícius; que trouxe o despertamento do porque as professores devem ter o conhecimento básico desta língua.
Para mim foi relevante assistir á esta palestra, pois foi através dela que comecei á interessar por esta língua.
Esta palestra nos levou a conhecer a história de pessoas com esta deficiência no passado; especificando a importância de olharmos para o futuro como educadores que iremos enfrentar uma realidade; essa realidade esta de receber em nossa sala de aula crianças portadora da deficiência que é a surdez.
As crianças na década de 18 com deficiência eram assassinadas e jogadas em um buraco. No decorrer da história isso muda; No inicio dos anos 40 e 50 a linguística passou a ser vista de forma diferente; passou a ser investigada como ciência. Em 2002 surge a lei de libras, reconhecimento como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira que é a língua brasileira de sinais (lei 10.436/02). Em 2005 essa lei é regulamentada (lei 5.626/05) com prazo de um ano para a inserção das libras nas grades curriculares dos cursos de magistério, pedagogia, educação especial, fonoaudiologia e outros cursos de licenciatura são da outras providências relacionadas à inclusão. A partir dessa problemática, todos os estudantes da área da educação devem investir o seu tempo nesta modalidade.
PERGUNTAS
Qual a legislação que regulamenta a lei de libras como língua oficial da comunidade surda?
R: A lei é (10.436/02) regulamentada em 2005 (lei 5.628/05).
Explique o porquê é necessário que professores aprendam libras na formação inicial.
R: É necessário para que o professor consiga se relacionar com o aluno.
Fale sobre a importância que há