Resumo Inicio da Cartografia
RESUMO
Os primeiros registros que se tem a respeito da cartografia e do período pré histórico com os homens primitivos que usaram do recurso de desenhar nas paredes das cavernas, devido a necessidade de sobrevivência. Atos como caçar e guerrear fazia com que se torna-se essencial conhecer as distancias e direções a partir disto vários povos e civilizações começaram a desenvolver seus mapas.
Existe argumentação de que o homem começou a fazer mapas bem no inicio da coevolução do celebro e da cultura, por algum motivo que para ele se fazia necessárias informações do meio que o cercava e posteriormente a transmissão de tais informações. Segundo Lewis apesar de as formas gráficas de comunicação oferecerem tantas vantagens, a cartografia, por muito tempo, foi como apenas uma forma gráfica diferente e inconsistente, e através dos sistemas de comunicação gráfica que a cartografia tornou-se uma forma especial de linguagem. Esta linguagem, seja ela gráfica, falada, gestual, pictográficas esta foi a maneira encontrada para a qual a transmissão de informações ocorre se.
Na babilônia o grande avanço foi o uso de desenho feito em escala, na babilônia o uso de placas não foi utilizado apenas na escrita, mais também para o desenvolvimento da cartografia. Estes utilizaram a cartografia para a construção da mais imponente, e de maior destaque foi a construção da cidade de Nippur. Os babilônios empreenderam-se em desenhar mapas de pequenas escalas, mapas que abrangessem áreas maiores ou que ainda se relaciona se áreas mais distantes entre si, destaca se também os desenhos de campos que tinham propósito de compra e vendas, cálculos de produção e ate próprias disputas.
Do Egito, se há apenas um único registro de mapa topográfico, porem na cartografia egípcia destaca se ilustrações de conteúdos Mítico e Cosmológico.
Os “pictrure maps” pinturas de mapas consistiram principalmente em retratar guerras do período em paredes de templos, a vida cotidiana em