Resumo capitulo 9 adolf loos sobre ornamento
A agitação urbana tornou a percepção moderna apressada e desatenta, segundo Ruskin, contudo, segundo Loos, a estimulação constante fez os homens mais delicados e exigentes, extremamente sensíveis a todas as coisas, encontrando um estímulo estético não nos ornamentos, mas na ausência deles e com isso a vida urbana exercitava continuamente os sentidos, preparando os homens para perceberem com mais atenção coisas que anteriormente eram toleradas simplesmente porque passavam despercebidas.
O mais interessante é que para Loos os ornamentos para serem feitos dependiam de várias formas de submissão desde o artesão ao arquiteto ou ao artista até os materiais aos desenhos realizados nas pranchetas.
No âmbito do trabalho artístico, ocorrem submissões, na qual pessoas põem em prática projetos que são planejados por outras pessoas e acabam por não receberem o mérito que merecem, senão, contribuir mecanicamente para a sua realização, tornando a sua ampla experiência descartáveis. É o que ocorre com os artesãos que realizam os projetos de artistas e arquitetos, profissionais de grande prestígio social que acabam recebem