arquitetura e urbanismo
375
O clássico e suas transições históricas paula de vincenzo fidelis belfort mattos*
Resumo l A história da arquitetura é marcada pela repetição de fórmulas que foram sistematizadas na
Antiguidade e que passam a servir de modelo para uma estrutura bem resolvida tanto plástica quanto funcionalmente. Identifica-se como boa arquitetura aquela que tem ritmo, proporção e modulação. Esse foco é desenvolvido neste artigo, que analisa o conceito clássico da arquitetura como uma constante que se renova.
Palavras-chave l História da Arquitetura. Conceito clássico da Arquitetura.
Title l The Classical Style and Its Historical Transitions
Abstract l The history of architecture is marked by the repetition of formulas that have been systemized in Antiquity and become a pattern for a well-resolved structure both plastically and functionally. Good architecture is identified as the one that has rhythm, proportion, and modulation. This is focus developed in this article, which also analyzes the classical concept of architecture as a constant in renewal.
Keywords l History of Architecture. Classical concept of Architecture
1 o clssico e as transies histricas Arte clássica é aquela cujos elementos decorativos, partidos estruturais e concepção de composição derivam das ordens do mundo greco-romano e buscam alcançar uma harmonia entre suas partes, utilizando-se de modulação, proporção e idealização, vindo a tornar-se paradigma de boa arquitetura. É possível encontrar construções clássicas em diversos momentos da história, até mesmo no mundo moderno. Estas, ao longo do tempo, variam em medidas, combinações e materiais construtivos, mas mantêm o desenho que identifica o período em que foi concebida, o período da Antiguidade grega.
A partir da Antiguidade, a arquitetura clássica foi retomada e reinterpretada em períodos posteriores da história; ora mantendo as características
Data de