Casa Bettega
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
A CASA BETTEGA DE VILANOVA ARTIGAS – DESENHOS E CONCEITOS
GICELI PORTELA CUNICO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
PROF.DR. CARLOS EGIDIO ALONSO – ORIENTADOR
SÃO PAULO / 2008
Para Guilherme
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer especialmente ao meu orientador, professor Carlão, que acreditou em minha idéia desde um pequeno telefonema e embarcou na aventura de desvendar os desenhos desta casa, me incentivando a produzir este trabalho.
Agradeço a todos os ex-alunos e amigos do Artigas pois sempre que me encontram, me contam coisas sobre ele, e suas obras, pois foi através delas que fui caminhando nesta pesquisa. Especial agradecimento ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que me contou muitas historias do Artigas, algumas muito engraçadas e emocionantes.
Agradeço imensamente a Julio e Rosa Artigas, que me acolheram desde o inicio e me orientaram oferecendo tantos materiais e abrindo as portas da fundação Vilanova Artigas para minhas pesquisas.
Agradeço também ao Regis Forti, que me deu de presente uma gravata borboleta e uma lapiseira do seu sogro!!
Agradeço a João Luiz Bettega, curitibano que deu o ponta-pé inicial nesta aventura, por ter ele contratado o melhor arquiteto do Brasil para deixar esta obra em Curitiba, que agora é visitada por pessoas do mundo inteiro.
Muito Obrigada a todos
RESUMO
A Casa Bettega, projetada em 1949 para um médico e sua família em Curitiba, é pouco citada em publicações e nos causa estranheza por nunca ter sido comentada por seu autor.
O caixote modernista em concreto e vidro ultrapassou as barreiras do tempo. Não foi demolida, como as outras seis na terra natal de Artigas; seu desenho, seis décadas depois, ainda faz valer o discurso do jovem arquiteto comunista, traduz seus discursos e inquietudes teóricas, ao mesmo tempo em que revela o domínio sobre técnica daquela época, sempre somados às gentilezas que o arquiteto propunha nas moradas que construía, e, neste