arete
A paideia grega revisitada é minha pretensão fazer um resumo, o mais enxuto possível, de Paidéia. Podemos dividir a história da educação grega em três períodos:
6 Apesar de vencida, a Grécia triunfou pela sua cultura, que se difundiu e universalizou, mas o que ganhou em universalização perdeu-o um tanto em originalidade e alento criador, penso eu.
Somos herdeiros dos gregos e fiéis depositários do seu legado cultural. Na sua atividade racional e nos seus ideais se encontram algumas das nossas raízes culturais mais profundas. Enfim, a cultura européia ocidental é o produto do cruzamento de algumas linhas de força essenciais, a saber:
1. a inteligência grega; 2. o direito romano, e
3. a religião cristã.
A educação grega, sobretudo a educação ateniense no seu apogeu, universalizada pelos romanos (Roma helenizou-se e depois se romanizou), patenteia ainda hoje as suas influências, tanto no modo como continuamos concebendo o que seja educação, como nos seus ideais educativos, e também em algumas das formas de realizar esses ideais, sobretudo por meio de conteúdos educativos privilegiados. Em suma, em matéria de educação, os gregos não só definem o modelo como indicam a pedagogia a ser seguida. Será por isso que, em qualquer compêndio de História da Educação, o lugar que aí é reservado à educação nos povos primitivos e nas civilizações orientais ou é diminuto, ou não existe. Somos levados a concluir que uma história da educação, com sentido e significado para nós, na nossa realidade educativa