Resumo Capitulo 15 Mankiw
Introdução a Economia
Capítulos – 15,16,17 e 21
Nome: Henrique Leonardo Rosa
Curso: 3ºAMM
Capítulo 15 – Monopólio
Talvez nao seja surpreendente que os monopolios cobrem precos elevados porseus produtos. Os clientes dos monopolios parecem nao ter outra escolha a nao serpagar o preço que a empresa esteja cobrando. No entanto, se é esse o caso, porque uma copia do Windows nao custa mais caro? A razao é que se a Microsoft fixasse urn preço muito elevado, menos pessoas comprariam o produto.
As empresas monopolistas, assim como as competitivas, tem por objetivo maximizar o lucro, mas esse objetivo tern ramificacoes m-uito diferentes para as empresas competitivas e as monopolistas.
As decisões empresariais da Microsoft nao sao bem descritas pelo modelo de comportamento da empresa que desenvolvemos no capitulo anterior. Ali, analisamos os mercados competitivos, nos quais ha muitas empresas que oferecem produtos essencialmente identicos, de modo que cada empresa tem pouca influencia sobre o preço que recebe.
Em comparação, um monopolio como o da Microsoft nao tem concorrentes próximos e, assim, pode influenciar o preo de mercado de seu produto. Enquanto uma empresa competitiva é uma tomadora de preços, uma empresa monopolista é uma formadora de preços.
Uma empresa competitiva toma o preço de seu produto como dado pelo mercado e entao determina a quantidade que ofertara de maneira que o preço seja igual ao custo marginal. Já o preço cobrado por um monopolio excede o custo marginal.
Estudo de Caso
MEDICAMENTOS MONOPOLIZADOS x MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Segundo nossa analise, os preços são determinados de maneira bem diferente nos mercados monopolistas e nos mercados competitivos. Um ambiente ideal para testar essa teoria é o mercado de medicamentos porque este contem as duas estruturas de mercado. Quando uma empresa descobre urn novo medicamento, as leis de patente lhe concedem um