Rochas Metamorficas
ROCHAS METAMÓRFICAS: CARACTERÍSTICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ENGENHARIA CIVIL
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Estudos Geotécnicos, ministrada pela professora Sandra Alves, como requisito parcial da nota da Unidade 1.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Metamorfismo significa metamorfose, transformação, ou seja, mudança de uma forma para outra. Nesse sentido, as rochas metamórficas são rochas transformadas, elas resultam da transformação de outras rochas (sejam elas ígneas, sedimentares ou metamórficas), por conta dos processos geológicos que ocorrem na terra, como a tectônica das placas, vulcanismo e os terremotos.
Os processos geológicos, se dão ao longo do tempo geológico, e geram novos minerais (recristalização) que estarão equilibrados em novas condições de temperatura, pressão e atividades dos fluidos, suficientes para mudar sua composição mineral e textura, formando, assim, novas rochas, seja nos ambientes profundos, intermediários e superficiais da crosta terrestre. As rochas metamórficas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais e constituem parte essencial da crosta terrestre. Elas representam o terceiro maior grupo de rochas existentes na crosta terrestre.
Muitas rochas metamórficas e minerais são recursos naturais valiosos. Embora esses recursos incluam vários tipos de depósitos de minérios, as principais rochas metamórficas mais usadas na engenharia civil são a ardósia, quartzito, filito, xisto, gnaisse e mármore, cada uma apresentando suas vantagens e limitações.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Analisar quais as características das Rochas Metamórficas e enfatizar a importância do seu emprego na Engenharia Civil.
2.2. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Conceituar e