Resumo capitulo 10 teoria geral da administração motta vasconcelos
Enfoques teóricos pós-contingenciais
Capítulo 10 – A cultura organizacional
10.1 Introdução
O conceito cultura organizacional foca o aspecto interno e relacional das organizações. Esse conceito é analisado de duas formas depois do artigo de Linda Smircich. Um conceito é que a organização (empresas, entidades públicas, etc) tem uma cultura que muda com o passar do tempo, assim, a cultura seria uma característica da organização. Outro conceito é que a organização não tem cultura, ela é uma cultura, ou seja, ela seria a expressão cultural dos membros da organização. Assim a organização é vista como uma esfera cultural e simbólica e a cultura é utilizada como uma metáfora - uma imagem que nos ajuda a compreender melhor o sistema.
10.1.1 A cultura organizacional como variável – “a organização tem uma cultura”
A cultura pode ser uma VARIÁVEL, que a organização tem uma cultura que muda com o tempo. A partir disso, define-se que a organização é um sistema, composto de subsistemas. Um dos subsistemas organizacionais é o subsistema humano e cultural, formado por 2 elementos: Um elemento informal, o conjunto de indivíduos que compõem a organização e suas respectivas subculturas ou “visões de mundo”; Um elemento formal, que é a cultura oficial da empresa (as regras, os padrões, os valores, e as formas de comportamento divulgadas pelos meios de comunicação oficiais). Morgan (1996) diz que o subsistema humano e cultural relaciona-se com outros subsistemas da empresa, o subsistema gerencial, o subsistema estrutural, o subsistema estratégico e o subsistema técnico. Então se trata de compreender como os subsistemas humano e cultural se transformam e interagem com os outros sistemas.
10.2 Conceitualizando a cultura organizacional segundo Schein
Segundo Schein a cultura de uma organização é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitos e dos valores que fazem parte dessa