RESUMO CAP 9 - GUIA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
É desejável que o ambiente seja flexível, e os materiais, versáteis; desse modo, serão usados para atingir diversos objetivos. Além disso, os materiais naturais envolvem os sentidos e geram um senso de surpresa e curiosidade nos espaços mais eficientes.
Modificar a construção, de modo que atenda aos padrões adequados para o uso a que se destina. É preciso levar em consideração, nesse processo, segurança, conveniência, durabilidade, manutenção, beleza, acessibilidade e adaptações específicas para o uso.
Tanto as crianças quanto os adultos têm a responsabilidade de manter o ambiente físico de modo que promova a saúde e a segurança. As crianças aprendem os valores sociais de limpeza, ordem, segurança e consideração pelos outros por meio da convivência com o adulto que faz a manutenção da saúde e segurança. Quando o ambiente está organizado em função da saúde e segurança, os adultos podem relaxar e interagir com as crianças.
As crianças sentem que o espaço lhes pertence quando veem seus trabalhos ordenadamente expostos. A personalização do espaço indica que o território pertence a elas, o que as incentiva a sentir-se mais à vontade e disponíveis do ponto de vista social.
Tapetes e carpetes diminuem o barulho, o que, por sua vez, reduz o estresse e favorece as conversas.
Todas as crianças, desde a primeira infância até a adolescência, precisam ter oportunidade de brincar ao ar livre. Em geral, há, ao ar livre, mais oportunidade para brincar, praticar atividades motoras e ter mais independência. As áreas naturais parecem reduzir particularmente o cansaço e promover o afeto e