Resumo cap. 2 Ler e compreender os sentidos dos textos. Koch
De acordo com Koch (2007) a leitura possui sistemas de conhecimentos e processamento textual.
Ao interpretar um texto, o leitor realiza pequenos cortes que funcionam como entradas para que realizem hipóteses de interpretação.
Neste capítulo do livro, autora afirma que nós leitores recorremos a três grandes sistemas de conhecimentos, denominados de: linguístico, enciclopédico e interacional.
Conhecimento Linguístico: Podemos compreender que a interpretação de um texto depende de elementos linguísticos para que se possa estabelecer a coerência do que está escrito, Koch explica que o conhecimento linguístico abrange o conhecimento gramatical e lexical.
Nesse tipo de conhecimento, a compreensão do leitor em relação ao texto advém de seu conhecimento e uso da língua.
Conhecimento Enciclopédico: Koch afirma que o sentido de um texto depende do conhecimento e percepção do leitor em relação ao mundo.
Isso permite que o leitor estabeleça conexões na interação leitor x texto, ou seja, a pessoa que processe o discurso tenha discernimento do que está escrito a partir de seus conhecimentos já vivenciados.
Conhecimento Interacional: Permite ao leitor saber como usar a linguagem como ferramenta para agir no mundo.
Dentro do conhecimento interacional existem outras modalidades: Ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
Ilocucional: Esse conhecimento permite ao produtor do texto inserir-se na situação comunicativa, aonde o mesmo conduz a reflexão do leitor para interpretar os significados que ele próprio deseja.
Comunicacional: A autora explica que esse conhecimento denomina a situação comunicativa na qual o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo do texto, adequação do gênero textual á situação comunicativa.
Metacomunicativo: São ferramentas de linguagem que o autor possui para fazer a comunicação fluir de modo claro, como usar exemplos ao longo do texto.
Superestrutural: Esse tipo de conhecimento proporciona ao