Resumo cap. 2 fundamentos de ética geral e profissional
Resumo do capítulo 2
Fundamentos Objetivos da Ética: Aspectos do Ser Humano
O autor Marculino Camargo apresenta quinze aspetos do ser humano e mostra como estes se relacionam com as questões éticas.
2.1. O homem é um ser corpóreo
O ser humano possui um corpo com uma série de órgãos que trabalham cada uma com sua função específica, porém relacionados diretamente uns com os outros. É um dever da ética preocupar-se com o desenvolvimento e bem-estar de cada órgão, em função do corpo como um todo. Todos precisam cuidar da própria saúde e da saúde alheia, pois isso é exigido pela própria natureza humana. Sendo assim, a bioética vem tratar de questões clássicas como: aborto, eutanásia, transplantes, clonagem, experiências com seres humanos, etc. Dentro do contexto social e político, outros temas podem ser até mais profundos ou abrangentes, por isso, a valorização do corpo humano é imprescindível para uma construção ética, todavia que isto é uma questão que engloba vários fatores da sociedade.
2.2. O homem é um ser inteligente
Todas as informações que o homem capta através dos sentidos e de outros meios, são sintetizadas pelo cérebro e é através da inteligência que o ser humano é capaz de entender o universo e a si mesmo. É um dever ético do homem, usar de inteligência em todas as situações da vida; é ela que em última analise aprende os valores inerentes dos seres e faz a pessoa transformá-los ou assimilá-los como próprios.
2.3. O homem é um ser volitivo
A vontade é a faculdade pela qual a pessoa toma decisões em sua vida. Cada pessoa constrói sua existência a partir de convicções, sendo dona de si mesma; ela se percebe sujeito dos seus atos, responsável última pelos seus êxitos ou fracassos. O que o cada um faz é o que lhe acrescenta valor e dignidade, não a importância de seu saber. O uso da vontade, procurando vencer as diferentes abulias, é um dever ético; o ser humano não pode viver na passividade, mesmo