Resumo cap.18 socialização adolescente parte 2
Educação Física
Livro: Compreendendo o Desenvolvimento Motor
Livro: Compreendendo o Desenvolvimento Motor
Salvador - BA
18 de fevereiro de 2013
A adolescência além de ser um período de rápida alteração física, é também um difícil período de transição social e psicológica da infância à idade adulta.
Na América do Norte, por exemplo, por questões biológicas, e também devido a alterações sociais, o período da adolescência tem se alongado. A educação compulsória (forçada, obrigatória), pela família, e pela própria sociedade, onde os adolescentes passam um longo tempo na faculdade, tem prolongado o período de dependência financeira de muitos jovens em relação à família.
Por ser á adolescência um período de experimentações, e de explorar diversas situações, essa etapa da vida não deve ser considerada menos importante, pois essa é justamente a etapa de encontrar seu lugar na sociedade. Entretanto, esse período está imbuído de grandes riscos, por ser repleta de mágoas, e problemas.
Diferente da infância, a adolescência não é tão suave, pois se trata de um período de questionamentos, exame crítico das ações de amigos e desafios. Essa etapa não pode ser descartada, para que haja uma boa transição para a vida adulta. Boa orientação, e bons exemplos, são indispensáveis para que essa formação ocorra de forma saudável.
Para que os problemas que ameaçam a vida dos adolescentes sejam solucionados, é necessário conhecer as causas, examiná-las, e só assim soluções viáveis serão encontradas. O abuso de álcool, o cigarro, e as drogas ilícitas, são as principais questões da cultura jovem dos Estados Unidos.
Num país onde, o suicídio é a terceira causa de morte entre 15 e 25 anos, e que 22% dos jovens norte americanos estão envolvidos em crimes violentos: assaltos, estupros, furtos. As escolhas feitas nessa época são importantes, pois podem ter consequências para toda a vida. Problemas como estes, sinalizam prováveis falhas no processo de