Resumo Canal Livre- debate religiao e ciencia
Relatório - Canal Livre e Células Tronco. – Na Band.
Aluna: Mariana Costa Bueno
Professor: Egberto
Geneticista e Frei em um debate. Queriam usar avanço da ciência, e em relação às células troco para fazer um prolongamento da vida. Mas se discute o que é certo ou não fazer em relação à vida humana. Geneticista diz que pesquisa em células tronco são muito importantes, são potenciais e não realidade. Frei Antonio do ponto de vista teológico, diz sobre o inicio da vida humana, desde que tem a fecundação se implanta um DNA e tem uma programação pra os desdobramentos subsequentes, onde esta a normatização do que está certo de se fazer.
Para trabalhar a célula tronco tem que destruir o embrião. Diz que a igreja tem um papel muito importante, mas por outro lado a igreja tem muitos conflitos com a ciência, que a sociedade não aceita todos os dogmas da igreja. As células tronco são coringa.
Geneticista diz sobre tratamento de visão e do câncer, que se não consegue ter filhos naturalmente pode buscar de outra maneira, a natureza deu livre arbítrio e mais inteligência para que buscasse alternativas. Se o genoma inédito vai dar origem a uma vida é outro caso. Frei diz para buscar outros meios, diagnosticar qual é o problema.
Geneticista defende o uso de células tronco para tratamentos, mas o frei diz que o problema começa já no congelamento, e não se pode acabar com a vida de alguém para que se possa fazer um tratamento. Para algumas pessoas a células tronco é uma esperança de cura, quando algumas pessoas descobrem esse tipo de tratamento, acha que os problemas vão acabar. Num futuro ainda as pessoas vão conseguir se beneficiar com esse tratamento.
A questão é a evolução da ciência, a igreja sempre foi a favor da ciência. Mas diz que as universidades e a filosofia surgiram nas sombras das igrejas. Não é que a religião cause um obstáculo, apenas coloca parâmetros para que não se perca noção do que se pode fazer e do que sai do que é certo.