Meio Ambiente
Cap. 01
1. Essa prática provoca a contaminação dos solos e das águas subterrâneas. Além de prejudicar o meio ambiente, traz problemas de saúde, pois cresce o número de animais que povoam essas áreas e são vetores de pragas e epidemias.
2. Aterro sanitário é uma área para depósito de lixo, em que há impermeabilização do subsolo para evitar a infiltração de resíduos tóxicos gerados pelo lixo (chorume). Os aterros devem ser localizados em áreas apropriadas, distantes de habitações e de fontes de água. Ao contrário dos aterros, o lixão é um depósito de lixo a céu aberto, que, por sua vez, surge espontaneamente, sem a permissão da prefeitura.
3. Além da criação de aterros sanitários e usinas incineradoras de lixo, é muito importante estimular as práticas de reciclagem, além de dar a correta destinação aos diversos tipos de lixo (hospitalar, materiais tóxicos etc.).
4. Carvão vegetal e madeira são materiais orgânicos que não produzem contaminação. A seguir, pela ordem: alumínio, ferro, cobre, mercúrio e material radioativo. Os três últimos contaminam o solo.
5. O chorume é um líquido escuro extremamente poluente, resultado da decomposição da matéria orgânica existente no lixo. Quando o lixo não é adequadamente tratado nos aterros sanitários, o chorume acaba por se infiltrar no solo e nas águas subterrâneas, contaminando-os.
6. Resposta pessoal - Círculo vicioso riqueza gera consumo que leva a concentração urbana que vai gerar a poluição.
7. A expansão da agricultura promoveu o desmatamento de grandes áreas, destinadas principalmente a monoculturas. Assim, a biodiversidade dessas regiões foi drasticamente reduzida, o que afetou os mecanismos naturais de autorregulação, provocando o rápido empobrecimento dos solos e o desenvolvimento acelerado das pragas. Para manter ou aumentar suas taxas de produtividade, a agricultura passou, então, a depender cada vez mais do uso maciço de fertilizantes, herbicidas e pesticidas.
Retomada