Resumo: Brasileiro não gosta de ler? - Lya Luft
Curso: Letras/Inglês – VII (VI) Período
Graduando: Anderson Loureiro Lima dos Santos
Disciplina: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Professora: Rosa Pinto
Resumo: “Brasileiro não gosta de ler?” por Lya Luft.
No artigo “Brasileiro não gosta de ler?” por Lya Luft, há um questionamento abordado pela autora em relação à quantidade assustadora de analfabetos no Brasil. Analfabetos porque leem e não compreendem, apenas decodificam o texto, ou seja, não são letrados. Enfatiza a importância da leitura e o que ela representa para o governo que não tem o mínimo interesse em ver um povo leitor.
Ao falar da sua infância e dos costumes de sua família que sempre demonstrava certo apego com os livros, Luft explica que adquiriu o hábito de ler ao ver suas avós, quando possível, lendo livros. Afirma que lia apenas o que gostava e nem mesmo a escola conseguiu estragar seu amor pela leitura. Com essa inferência, levanta a problemática recorrente nas escolas, cujos programas educacionais obrigam os alunos lerem apenas os clássicos, como Macedo, Alencar e outros, sem mesmo terem adquirido o gosto pela leitura. A autora rejeita e julga tal atitude improcedente, pois afastam da leitura os estudantes ainda imaturos.
Por fim, apoia que não é preciso que todos amem os clássicos nem aprecie romances ou poesias para que se pratique a leitura, já que o importante mesmo é ler, ler qualquer coisa, como jornal, revista e afins, desde que exercite o cérebro através da leitura, tudo é válido. Ressalta que ao praticar a leitura, aprendemos sem sentir à medida que ficamos mais poderosos e fortes como indivíduo. Mas pra isso acontecer, é preciso alfabetizar-se e não só a partir do ensino médio, já que segundo a autora “Os primeiros anos são fundamentais não apenas por serem os primeiros, mas por construírem a base do que seremos, faremos e aprenderemos depois”. Conclui que enquanto as escolas de ensino básico tiverem alunos de 9 ou 10 anos