Resumo Belo Monte
Impactos: colapso da infraestrutura urbana na região e danos irreversíveis ao meio ambiente e à população que vive próxima ao Xingu. Segundo ambientalistas irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos. A obra irá inundar permanentemente alguns locais impossibilitando que comunidades ribeirinhas e indígenas cheguem onde encontram postos de saúde e fazem comércio, além de não poderem utilizar o transporte fluvial em algumas localidades.
Condições para que seja efetuada: a construção e a reforma de escolas e hospitais, providências para o reassentamento de famílias atingidas pela barragem, recuperação de áreas degradadas, garantia da qualidade da água para consumo humano na região, iniciativas para garantir a navegabilidade nos rios, regularização fundiária de áreas afetadas e programas de apoio a indígenas.
Fonte de financiamento dos projetos: do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Área inundada: A área inundada pertence a terras dos municípios de Vitória do Xingu (248 km²), Brasil Novo (0,5 km²) e Altamira (267 km²), sendo que parte considerável das terras a serem inundadas corresponde às cheias anuais do rio, conforme relatado no EIA (Estudo