trabalho resumo belo monte
Aluna: Fernanda Oliveira Santos
Disciplina: Filosofia
Professor: Azamor Guedes
Sala: 18.114.1/ integrado informática matutino 1) Sócrates acreditava que o conhecimento era o centro de todas as coisas, que a verdade, que o certo, dependia do tamanho do seu conhecimento, sendo assim, o homem não seria o centro de todas as coisas.
2) Ele tinha certeza que ele não sabia de nada e isso o incomodava... Ele sabia que havia muitas coisas que ele não sabia e ele admitia isso em público.. Fazendo-o sempre ir atraz do conhecimento verdadeiro.
3) Sócrates levava um estilo de vida simples, sobre tudo na praça de mercados e ruas, onde conversava com todo tipo de pessoas, fazendo perguntas que forçariam as pessoas a pensar e ver as coisas de outro jeito. Era coerente com sua filosofia, pois assim ele aprendia com as pessoas e as ensinava ao mesmo tempo, que era o que ele queria.
4) Contrariamente aos sofistas, ele acreditava que a capacidade de distinguir entre o certo e o errado estava na razão e não na sociedade.
5) Para Sócrates a razão seria imutável e eterna, e Platão queria criar uma realidade em que o eterno e imutável na natureza era a mesma coisa que o eterno e imutável na sociedade.
6) Platão se perguntou, se as partículas de cachorro de ontem que se dispersaram porque não se uniriam as de um pássaro e formariam um novo animal amanhã? Então ele desenvolveu a teoria do mundo das ideias, que na verdade atrás de tudo que vemos há uma ideia pré formada do que aquilo é ou deveria ser.
7) Platão se inspirou em Sócrates para escrever seu mito, alguém que consegue ver a verdade e quer mostrar a todas a sua volta, mas por desafiar aquilo que a sociedade acreditava acabou sendo morto.
8) ) Aristóteles concordava que as coisas fluíam e que as formas eram eternas e imutáveis porém ele acreditava que a “ideia” das coisas foi formada pelos homens, ou seja uma coisa com uma certa característica vai ser um cachorro outra coisa com uma