Resumo banquete de Platão
Aristófanes, por sua vez enfatiza o total desconhecimento dos homens ao poder de Eros. E conta a origem do amor através da teoria dos andróginos, onde no inicio éramos três sexos: masculino, feminino, e o andrógeno que posteriormente foi mutilado. Por isso se explica a procura das suas metades perdidas que foram separadas: homens mulherengos, mulheres adulteras, e andrógenos que geraram as lésbicas e os homossexuais.
Na sequência, Agatão faz uma exposição sobre a natureza do amor, de onde vêm tantos dons. E sua morada, segundo ele, está nos costumes e nas almas dos homens. O amor é virtuoso, pois é justo, temperante e corajoso.
Mas, é na fala de Sócrates, narrado com um mito, que é demonstrada a essência do amor, o seu ser, a sua ideia. Diante do mito narrado há de se entender porque Eros, o Amor, nasceu esquecido de sua verdadeira origem. Pois, no estado de carência e sono foi gerado. Sua mãe pobre em recursos (Pênia), e seu pai Poros, completamente embriagado, adormecido, consequentemente inconsciente. E Eros tem carência daquilo que não lembra. Mas, a busca por si mesmo, pelo amor, é a busca