Resumo ATLS
AVALIAÇÃO E ATENDIMENTOS INICIAIS
AGORA E COM VOCES ESTUDEM
QUAISQUER DUVIDA VAMOS NO COMUNICAR PELO ZUP ZUP
- O tratamento de um doente vítima de trauma grave requer avaliação rápida das lesões e instituição de medidas terapêuticas de suporte de vida;
- Abordagem sistematizada: - Preparação; - Triagem; - Avaliação primária (ABCDE); - Reanimação; - Medidas auxiliares à avaliação primária e à reanimação; - Considerar necessidade de transferência do doente; - Avaliação secundária (da cabeça aos pés) e história; - Reavaliação e monitorização contínuas após a reanimação; - Tratamento definitivo.
- As avaliações primária e secundária devem ser repetidas com freqüência, com o intuito de detectar qualquer deterioração no estado do doente e novas medidas terapêuticas.
* Preparação * Fase Pré-Hospitalar - Ênfase à manutenção da via aérea, ao controle da hemorragia externa e do choque, à imobilização do doente e ao transporte imediato ao hospital mais próximo; - Obtenção e documentação de informações (hora do trauma, outros eventos).
* Fase Hospitalar - Planejamento antecipado à chegada do paciente é essencial; - Área de reanimação disponível, equipamentos apropriados para a abordagem da via aérea devem estar organizados/testados, soluções de cristalóides devem ser aquecidas, equipamentos adequados de monitorização, dentre outros; - Todo o pessoal que está em contato com o doente deve estar protegido (máscara, proteção dos olhos, avental impermeável, luvas).
* Triagem - Envolve a classificação dos doentes de acordo com o tipo de tratamento necessário e os recursos disponíveis; - Deve basear-se nas prioridades ABC (via aérea e proteção da coluna cervical, respiração, circulação, controle da hemorragia); - Se aplica, também, à classificação dos doentes no local e à escolha do hospital para o qual o doente será transportado. - Múltiplas Vítimas - Quando o número de doentes e a gravidade das lesões NÃO excedem a capacidade de atendimento do