portifolio individual 20015

1386 palavras 6 páginas
1 iNTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, vem se instalando no cenário educacional um processo amplo de discussão acerca do papel da leitura no contexto escolar. E entre os aspectos analisados, destaca-se a preocupação com o que podemos conceituar como leitura. Clarificar esse conceito teoricamente deve ser o ponto de partida para que se possa instaurar qualquer reflexão concernente à dinâmica metodológica utilizada em sala de aula pelo professor. Por outro lado, é a prática cotidiana, por si só, reveladora de concepções teóricas que embasam as ações pedagógicas efetivadas.
Por essa razão, abordarei a temática da leitura no espaço escolar, a partir da análise de referenciais teóricos, questionar o que seria a “leitura do mundo” que, segundo Freire (op. cit.), precede a leitura da palavra. De que maneira a escola pode promover a “palavra mundo”? Como fazer o professor perceber a não neutralidade do ato educativo e ao mesmo tempo compreender que “a opção realmente libertadora nem se realiza através de uma prática manipuladora nem tampouco por meio de uma prática espontaneísta” (FREIRE, 2008, p.25).

2 DESENVOLVIMENTO
O habito de ler deve ser estimulado desde a infância, algo que pode projeta-lo como um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Segundo Rocco (1996, p. 5), quando se trata de questões relativas à leitura, devemos repensar a nossa prática, pois a leitura proporciona conhecimentos, informações simples e complexas, e é por meio dela que o leitor é capaz de apreender os significados de um determinado texto, reportando-se a outros e ao conhecimento de mundo. Para ela, “o professor tem que ser, antes de tudo, um leitor”. Partindo dessa premissa, o professor além de ser leitor, tem de estar preparado do ponto de vista dos aspectos teórico e metodológico para atuar em sala de aula. Caso contrário, poderá comprometer sua prática de ensino. E para que isso não ocorra, devemos utilizar estratégias

Relacionados