Resumo - AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO – RAYMOND ARON
Neste livro, obra clássica da sociologia, Aron traz os maiores pensadores da Sociologia:
Montesquieu (1869 – 1755) Montesquieu
Apesar de muitos não o considerarem propriamente um sociólogo, o autor traz o pensamento deste filosofo iluminista, que já pensava temas referentes também a Sociologia.
Segundo Montesquieu, o clima, a natureza do solo, a quantidade de pessoas e religião determinam a sociedade. O tamanho do Estado define o tipo de governo, que pode ser a república, a monarquia e o despotismo. Cada governo é baseado numa qualidade, sendo que para a república, a virtude; para a monarquia, a hora; e para o despotismo, o medo. O barão de Montesquieu também já previa o desemprego tecnológico, ou seja, que o desenvolvimento tecnológico dos meios de produção levaria ao desemprego.
Auguste Comte (1791 – 1857) Comte
Comte, o pai do Positivismo, é o sociólogo da unidade humana social, e encontra dificuldades em fundamentar a diversidade.
Seu pensamento é dividido em três etapas. A primeira reflete o pensamento europeu medievo, baseado na teologia. Na segunda etapa desenvolve a lei dos três estados e a classificação das ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. Já na terceira e última, teoriza o futuro segundo a natureza humana e social. O lema da bandeira brasileira é o lema do positivismo
O ponto de partida do pensamento comtista é a reflexão das contradições da sociedade de seu tempo, já que o sociólogo viveu a última fase da Revolução Francesa e início da Revolução Industrial.
A doutrina de Auguste Comte se baseia na ideia de que toda sociedade se mantém pelo acordo de espíritos. Só há sociedade na medida em que seus membros têm as mesmas crenças.
Possui três grandes temas: a sociedade industrial, a dupla universalidade do pensamento cientifico e a diversidade, uma vez que a natureza humana é basicamente a mesma.
Sua versão da sociedade