Os Filósofos e o suicídio
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES-PPGCR
HARRY CARVALHO DA SILVEIRA NETO
O SUICÍDIO: Uma visão social e filosófica em Schopenhauer e Durkheim.
JOÃO PESSOA
2011
HARRY CARVALHO DA SILVEIRA NETO
O SUICÍDIO: Uma visão social e filosófica em Schopenhauer e Durkheim.
Atividade apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de Schopenhauer e o Oriente, ministrado pelo Prof. Dr. Deyve Redyson.
JOÃO PESSOA
2011
RESUMO
O objetivo desse trabalho é mostrar uma visão social do suicídio onde Durkheim o considera tal como fenômeno social e sua intenção era provar sua tese de que o suicídio é um fato social, forma de coerção exterior e independente do indivíduo, estabelecida em toda a sociedade e que, portanto, deve ser tratado como assunto sociológico. E como também na visão da filosofia transcrita através de Schopenhauer onde para ele o suicídio não passa de um equívoco, pois ao destruir o corpo o indivíduo não nega a vontade, mas a afirma, sendo que o corpo é apenas o fenômeno dessa Vontade.
PALAVRAS- CHAVE: Schopenhauer, Durkheim, sociologia e filosofia.
ABSTRACT
The aim of this work is to show a sociological view of suicide where Durkheim considers as the social phenomenon. His intention was to prove his thesis that suicide is a social fact, a form of coercion outside and independent of the individual, established throughout the society and therefore should be treated like sociological subject. And also in view of philosophy of Schopenhauer transcribed by him where suicide is just a mistake, because by destroying the body does not negate the individual's will, but the states, and the body is only the phenomenon of this Will.
KEYWORDS: Schopenhauer, Durkheim, sociology and philosophy.
INTRODUÇÃO
O termo “suicídio” poderia parecer, à primeira vista, um termo originário do