Idosos De Baixa Renda Ginastica
Segundo (Mazo, Lopes, Benedetti, 2004) o ciclo de vida dividi-se de acordo com o valor de produção e consumo de bens, desta forma a “primeira idade” ( crianças e adolescentes que apenas consomem); a “ segunda idade”(jovens e adultos- que consomem e produzem) e a“ terceira idade” ( idosos – que não produzem e só consomem).
Quando o ser humano envelhece, há umas séries de mudanças em sua imagem externa e no seu comportamento, este processo se caracteriza principalmente pelas alterações físicas mais aparentes como o engelhar da pele e o embranquecimento dos cabelos. Outros que iniciam, a partir dos 30 anos de idade, mas que acentuam mais tarde que é a diminuição das capacidades físicas, como a força, resistência, agilidade, velocidade e equilíbrio; devido ao envelhecimento dos órgãos que os compõe, conhecidos como sistemas orgânicos (respiratório, cardíaco, digestório, urinário, e músculo-esquelético). Além da diminuição da acuidade visual, paladar, olfato, audição, e diminuição da produção de hormônios e enzimas.
Deste modo, pode ser caracterizado pelo declínio de nossas capacidades físicas, mas que refletem diretamente na condição social e psicológica do indivíduo o qual chamamos de alterações. Tais alterações são naturais e gradativas. É importante salientar que essas transformações são gerais, podendo se verificar em idade mais precoce ou mais avançada e em maior ou menor grau, de acordo com as características genéticas de cada indivíduo e, principalmente, com o modo de vida de cada um (Zimerman, 2000).
Mazo, Lopes, Benedetti (2004) citam os diferentes tipos de envelhecimento formulados por Santos (2000), de forma sucinta, são:
Envelhecimento biológico: é um processo contínuo durante toda a