Resumo as empresas são grandes coleções de processos
GONÇALVES, José Ernesto L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo: Jan/Mar/ 2000 v.40. n.1. p.6-19.
O artigo aborda os conceitos de processo considerando estudiosos, e analisa a aplicação desses conceitos nas organizações.
Processo empresarial pode ser definido como qualquer trabalho que seja recorrente, afete algum aspecto da capacitação da empresa, possa ser realizado de várias maneiras distintas com resultados diferentes em termos da contribuição que pode gerar com relação a custo, valor, serviço ou qualidade e envolva a coordenação de esforços para a sua realização e que preferir a abordagem de coordenação a fluxos de trabalho e materiais leva a uma facilidade em tratar como importantes os processos não industriais, o que faz parte de uma gestão de qualidade total.
Segundo Gonçalves, há cinco modelos básicos de processos empresariais: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados.
As técnicas desenvolvidas para ambiente industrial são bastante utilizadas nas empresas na forma de conceito de processos, levando a uma modernização, ajudando na diminuição do desperdício e retrabalho.
Existem três categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que se relacionam à atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações (Garvin) e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
A avaliação da qualidade