O que realmente importa
Luciano Féo
RESUMO
Este trabalho visa expor experiências de alguns processos de recuperação de documentos pela microfilmagem e digitalização trazendo algumas abordagens de técnicas desses suportes com o intuito de tornar os documentos mais acessíveis ao público.
Palavras-chave: Recuperação de documentos, suporte, documento, microfilmagem, digitalização.
ABSTRACT
This work aims to address the experiencies of some recovery processes documents for Microfilming and scanning approaches to bringing some of these techniques supports in order to make the documents more accessible to the public.
Key-words: Document retrieval, support, document microfilming, scanning.
1. Introdução
O presente trabalho abordará a temática referente à microfilmagem de documentos, arrolando vantagens e desvantagens desta prática costumeiramente utilizada em acervos arquivisticos e biblioteconômicos.
De acordo com a definição de Fox “a microfilmagem é o processo de reprodução em fac-símile sobre filme fotográfico, com uma redução que requer assistência ótica para leitura do conteúdo intelectual” (1997, p. 10). Ou seja, o processo de microfilmagem consiste na técnica de miniaturização da “mancha de texto” sobre um filme fotográfico, reduzindo seu tamanho em uma proporção variável de acordo com a tecnologia de leitura do microfilme. Esta redução de tamanho facilita justamente o armazenamento dos acervos, visando reduzir os custos com armazenamento e conservação, pois “além de demandar uma grande estrutura física, os documentos em papel precisam de diversos outros cuidados, como, por exemplo, temperatura ambiente e umidade relativa do ar controladas” (SOUZA).
Apesar do avanço da digitalização, com recursos como o OCR, a microfilmagem não perde terreno, pois, entre outras vantagens que elencaremos a seguir mais detalhadamente, trata-se de uma tecnologia simples