O que realmente importa
RESENHA CRÍTICA
Leitor: IZAIAS VIEIRA DA SILVA
Arma: INFANTARIA OM: CFRN/5º BIS
Título da obra: NOITE NA TAVERNA
Autor: ÁLVRES DE AZEVEDO
Editora: FRANCISCO ALVES
Local e data de publicação: RIO DE JANEIRO, 3ª EDIÇÃO DE, 1988
Número de volumes e páginas: VOLUME ÚNICO, 39 PÁGINAS
Noite na Taverna
Noite na Taverna é uma obra de Álvares de Azevedo publicada postumamente no ano de 1855. O livro está dividido em sete capítulos.
O primeiro capítulo faz uma introdução, traça o cenário (uma taverna) e apresenta os personagens , que descrentes com a vida e o amor, cheios de vícios e amantes do vinho, definem-se como libertinos, admiram Don Juan e contam "histórias macabras" envolvendo o amor e crimes do passado, todas com fim trágico. Representação de que o amor e a vida não valeria.
No segundo capítulo, Solfieri relata uma história de quando estava em Roma. Em uma noite com mau tempo, ele se depara com um vulto chorando em uma janela. Percebe ser uma linda mulher. Ela deixa a casa e ele a segue até um cemitério. Lá, a mulher chora ajoelhada diante de uma lápide enquanto Solfieri adormece sob o frio da noite e umidade da chuva. A visão desse vulto atordoa o personagem durante um ano. Depois deste tempo o narrador, vagando pelas ruas de Roma após uma noite de orgia, adentra sem saber numa igreja. Vê um caixão com a mulher que lhe provocara tantas alucinações e insônias. Era agora uma morta, ele a pega em seus braços, tira o véu e faz sexo com ela. A mulher não estava morta, apenas sofreu um ataque de catalepsia. Solfieri a leva para sua casa. Depois de dois dias de delírio, ela morre realmente. Solfieri chama um escultor e manda fazer uma estátua de cera da mulher, guardando-a em seu quarto.
No terceiro capítulo, Bertram, um dinamarquês ruivo, de olhos